terça-feira, 12 de abril de 2011

Maria Eugênia


Maria Eugênia com 16 anos de carreira tem 9 discos lançados(sendo 6 solos e 3 em parceria com outros artistas goiânos) e 1 DVD. Repertório composto de MPB além de canções regionais que retratam e exaltam o Estado de Goiás.

Maria Eugênia - Caçador de mim (em Paris)


Em 2011, a cantora Maria Eugênia gravou uma participação especial na novela Araguaia (Rede Globo), na festa de casamento de Fred (Raphael Viana) com Janaína (Suzana Pires). Ela fez um show exclusivo para os recém-casados e convidados da festa e falou sobre a emoção de interpretar a canção, tema da abertura da novela. “É indescritível e impossível de explicar! Uma honra e um privilégio, já que a música é diferenciada e tem uma poesia linda”.

O convite foi um grande susto, não tinha expectativa e achei que era mentira. Uma semana antes de eu saber de tudo, havia sido convidada para participar do Som Brasil, em homenagem ao Chico Buarque. Essa música nem está no meu CD. Fiquei sabendo que o Marcos (Schechtman) pesquisou durante meses e sentiu que “Companheiro” era a cara (risos), ou melhor, o som que resumia o encantamento pelo Araguaia.”

Ela ainda revelou que ficou impressionada com a sensibilidade da escolha, pois a canção é da década de 70 e o verso “Que nada muda se você não mudar (trecho da letra)”, por exemplo, tem a ver tanto com a guerrilha quanto com a história do Solano (Murilo Rosa). “Tem muito a dizer para o Solano, que desafia o destino, não tem medo de enfrentar, é corajoso”.



É uma música doce, que traduz a simplicidade do povo de Goiás, do Araguaia, da mansidão do rio. Isso prova que a produção independente precisa apenas de um espaço para divulgação, para que as pessoas entendam e consumam. Espero que outras vozes goianas e do interior tenham a mesma chance, como o Luiz Augusto (Forró Agarradinho) e a Tais Guerino, que estão no CD Sertanejo, da trilha sonora de Araguaia, com “Louvação” e “Catirandê”, respectivamente, e me acompanharam nesse dia maravilhoso. Me sinto no meio de um sonho”.

Maria Eugenia - Folhetim - ao vivo especial som brasil Chico Buarque 17/12/2010

Trocando em Miúdos

Atrás da Porta



PERFIL DE MARIA EUGÊNIA

Maria Eugênia iniciou a carreira de cantora popular na noite goiana, chegando ao primeiro disco solo “Maria Eugênia”, em 92. Com ele conquistou o Prêmio Tiokô de Música da União Brasileira de Escritores - UBE.GO (maior prêmio cultural do Estado de Goiás).

Respaldada pela popularidade que obteve atuando e cantando no comercial de TV do BEG (Banco do Estado de Goiás), lançou seu CD “Dois Gumes”, em 1994.

Em 1996, Maria Eugênia lançou o CD “Pindorama”.

Em 1997, foi escolhida para apresentar seu show com o pianista niteroiense Márvio Ciribelli para a gravação da Série Performance, por uma TV canadense, programa exibido em todos os países de língua inglesa. Nesse mesmo ano gravou, juntamente com quatro outros artistas goianos, o primeiro disco ao vivo de Goiás, num projeto especial da Televisão Anhanguera (Rede Globo), intitulado “Noites Goianas”.

Em setembro de 1998, apresentou cinco shows na Expo'98, em Lisboa (Portugal). Apresentou-se, logo em seguida, no Teatro Casal Del Metdge, em Barcelona.

Em 1999 continua suas apresentações em Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília, Palmas e diversas outras cidades do Brasil. Em dezembro, lança seu quarto disco: “Jeito de Olhar”.

Como cantora no projeto “Solo Brasil”, no espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil” excursionou pelas Américas Central e do Sul, tendo se apresentado na Venezuela, México, Cuba, Jamaica, Bahamas, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Europa, apresentou-se na Expo Hannover (Alemanha).



Em setembro e outubro de 2000, realizou uma vitoriosa turnê nos Estados do Rio e São Paulo, por teatros do SESC. Em 2002, Maria Eugênia gravou ao vivo no Teatro Goiânia um CD duplo que traz a íntegra deste espetáculo.

Também gravou, ao vivo, um disco em parceria com outros três artistas goianos, no projeto “Canto da Gente”, com quem se apresentou em julho de 2002 no Jazz Fest Wien, em Viena (Áustria). Neste mesmo ano lançou o CD “Uma Viagem Através da Música do Brasil” no Marrocos, na cidade de Rabat e em seguida Niterói, Rio e São Paulo.

Em julho de 2003 realizou uma turnê com o Grupo Solo Brasil por 5 cidades do Marrocos e em Paris. Realiza os shows de seu novo disco-solo, intitulado “Maria”, a partir de outubro.

Em maio de 2005 grava, no Teatro Goiânia, seu primeiro DVD “Maria Eugênia ao Vivo”, lançado em outubro em Goiás e em turnê por Teatros do SESC - São Paulo.

Em abril de 2006 foi condecorada como Oficial da Ordem de Rio Branco, no Palácio Itamaraty, em Brasília, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música popular brasileira no exterior. Em maio lançou seu sétimo CD solo “Alma Leve”, com composições de Juraíldes da Cruz.

Em julho participou do Festival de Inverno do SESC – Rio. Em setembro, excursionou pela América Central (Nicarágua, Costa Rica e Panamá) com o Solo Brasil, completando 15 países visitados pelo projeto. Seu DVD foi exibido na TV Cultura, no programa “Conversa Afinada”.

Em 2007 apresentou-se no Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seu show, que originou o DVD Ao Vivo, estreou, em Dezembro, no Canal Brasil.

Em maio de 2008 Maria Eugênia seguiu para uma turnê que percorrerá várias cidades de Portugal com um show acústico intitulado Corda e Canto juntamente com o Duo Com a Corda Toda. Em agosto fez shows em São Paulo e, seguiu então nos meses de setembro e outubro para uma turnê pelo Nordeste Brasileiro também em parceria com o Duo Com a Corda Toda.



FONTE
 

Nenhum comentário: