segunda-feira, 18 de abril de 2011

Marília Barbosa


Marília Barbosa (Rio de Janeiro, 21 de abril de 1950) é uma atriz e cantora brasileira. Iniciou sua carreira em 1955, com apenas cinco anos, participando de shows em circos e rádios.

Em 1957, Marília faz sua estréia oficial, em um show no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. Dois anos depois era lançada pela Rádio Nacional e em 1961, gravou seu primeiro disco, no Clube do Guri.

Em 1965, estreou na Rede Globo, como apresentadora de programas musicais, entre os quais TV Fone e Noite de Gala.

Em 1967, Marília participou do quadro "A Grande Chance", do Programa de Flávio Cavalcanti, vencendo a finalíssima de 1968, no Teatro Carlos Gomes.

Também em 1968 fez sua primeira novela: "O Doce Mundo de Guida", com direção de Mário Brasini e Cardoso Filho, na TV Tupi.

No ano seguinte, estréia no teatro profissional, na peça "Pai de Hippie não tem Vez", ao lado de Arlete Salles e Roberto Pirilo.


Como cantora, foi a primeira contratada da gravadora Som Livre (1971), numa época em que as trilhas eram encomendadas à compositores e gravadas na própria Som Livre.

Assim, foi intérprete de inúmeros sucessos de telenovelas como: Manequim ("O Cafona"), Tia Miquita ("Minha Doce Namorada"), Destinos ("O Semideus"), Uma Rosa em Minha Mão ("Fogo Sobre Terra"), Amar, Amar ("O Grito"), Meu Poeta, Minha Vida ("O Feijão e o Sonho"), Caso Você Case ("Saramandaia"), O Circo, Não Interessa, e À Sombra dos Laranjais (três músicas na mesma trilha, em "À Sombra dos Laranjais"), Eu Dei ("Nina"), Olha ("O Astro") e Antes Que Aconteça ("Dancin' Days").

Em 1973, faz excursão com Baden Powell e, em 1975, vai à Argentina com o MPB-4.


Atuou nas novelas: "Saramandaia", "À Sombra dos Laranjais", "Nina", "O Astro", "Tieta", "Mico Preto" e "Aquarela do Brasil" na Globo; "Kananga do Japão" e "Amazônia", na Manchete.

No cinema, atuou no filme "Lua-de-Mel e Amendoim". A cantriz Marilia Barbosa interpreta na Boite Number One (RJ) a canção "Berenice" no filme "Lua de Mel e Amendoim", de Fernando de Barros. Em cena com Renata Sorrah e Carlo Mossy, acompanhada de Osmar Milito e seu conjunto.)

Em 1978, lançou seu primeiro álbum solo: "Filme Nacional".

Em 1979, Marília participou do musical "O Rei de Ramos", de Dias Gomes. A peça estreou em 11 de março daquele ano, reinaugurando o Teatro João Caetano, no Centro do Rio. A peça continha músicas de Chico Buarque e Francis Hime; letras de Chico Buarque e Dias Gomes; e figurinos de Kalma Murtinho. No elenco, Paulo Gracindo, Felipe Carone, Carlos Koppa, Leina Krespi, Roberto Azevedo e Solange França. Marília interpretava Taís, a filha do bicheiro Mirandão (Gracindo). No musical, ela cantava, entre outras músicas, "Amando sobre os Jornais" e "Dueto".

No teatro, Marília atuou também em: "O Diamante do Grão-Mogol" (1979), "Barreado" (1982), "Dona Rosita, a Solteira" (1986), "Férias Extraconjugais" (1988) e "Vestido de Noiva" (1993).


Apresentou-se com Zé Ketti na Sala Sidnei Muller. Um encontro de gerações tomou a Sala Funarte Sidney Miller entre 9 e 20 de junho de 1981. Zé Kéti, o sambista consagrado da Portela e do espetáculo Opinião, e Marília Barbosa, atriz e cantora conhecida do público pelas novelas, em que participava tanto das trilhas quanto dos elencos. Uma das músicas do show foi Uma rosa em minha mão, de Toquinho e Vinicius de Moraes.

Marília participou do Projeto Pixinguinha ao lado de Belchior mostrando seu canto pelo Brasil e logo depois atuou em O Rei de Ramos de Dias Gomes.

Na gravadora RCA Victor (atualmente BMG Ariola), estourou principalmente no norte/nordeste em 1982 com o single "Senhora Meretriz", de sua autoria e Fernando Mendes, também seu ex-marido.

Em 1984, ela foi protagonista de “Linda flor”, musical em que fazia o papel de Aracy, que surgia no fim do espetáculo para cantar e contar histórias. Foi o último musical da estrela do teatro de revista, que morreu em 1985, aos 80 anos.

Realizou também os shows: "Carnavalesca" (1987), "Cordão dos Puxa Saco" (1989), além de shows com Luiz Eça, e em diversas cidades brasileiras.

Em 1990, Marília conheceu o compositor Paulo Debétio, que revelou que desejava há tempos fazer um disco só de boleros modernos. Debétio convidou então Marília para gravar o CD.

Nasceu assim o disco "Música no Ar" (Paulitura - 2004), com arranjos de Julio Teixeira e participação da cantora de jazz americana Eryn Byrne. No trabalho, Marilia imprimiu nova roupagem a dois sucessos de Debétio: "Uma Nova Mulher" e "Nuvem de Lágrimas".

A primeira, gravada em 1989 por Simone, ganhou um ar de bossa nova. Já a segunda, anteriormente gravada por Fafá de Belém, ganhou uma 'levada country', além de uma versão em inglês.

Em 1992, apresentou-se com o então marido, o pianista Cristóvão Bastos, no Teatro João Theotônio (RJ).

Na 2ª metade dos anos 90, ela morou em Nova York e, em 1999, apresentou o "Brazilian Day" na Rua 46, em plena Big Apple, divulgando a bossa-nova e a MPB.

Gravou o álbum solo "Música no Ar", em 2004.


Em 23 de agosto de 2005, Marília se apresentou em um show em memória a Sérgio Bittencourt no Teatro João Caetano (RJ), cantando ao lado de Eliana Pittman, Waleska, Áurea Martins, Hyldon, Carlos Dafé, Wanderley Cardoso, entre outros artistas.

Em janeiro de 2006, Marília participou do programa "Sr. Brasil", apresentado por Rolando Boldrin. No programa, ela interpretou um dos sucessos de sua carreira, “Onde Anda Você” (que Vinícius compôs para ela), conversou com Boldrin e cantou "À Você", valsa de Ataulfo Alves.


Em 2006, foi lançada em CD a trilha sonora da novela À Sombra dos Laranjais, que contém três músicas de Marília: "O Circo", "À Sombra Dos Laranjais" e "Não Interessa". Outra trilha lançada foi a da novela "O Astro", onde Marilia dá sua versão à "Olha", de Erasmo e Roberto.


Também em 2006, Marília participou do programa "Rei Majestade", do SBT, cantando "O Circo" e "Jura", foi uma das mais votadas pelo público através da Internet e telefone, recebendo uma das Coroas de Ouro do programa.

Em março de 2007, Marília volta ao programa e cantou desta vez "Caso Você Case" e "Alô Alô Marciano".


Em 2006/07, Marília protagonizou o musical biográfico de "Aracy Cortes - A Rainha da Praça Tiradentes". Escrito por Alexandre Guimarães e dirigido por Rogério Fabiano e Cláudio Lins, o musical trouxe ainda Beth Lamas e José Mauro Brant (depois substituído por Carlos Leça), que se dividiram em dezenas de papéis. Para Marília, o convite foi irrecusável.

Com 16 músicas, como “Carinhoso”, “Aquarela do Brasil” e “Ai Ioiô", “Aracy Cortes – A Rainha da Praça Tiradentes” relembrou a relação de Aracy com grandes nomes, como Oscarito e Carmen Miranda e, num telão, trouxe depoimentos de Dercy Gonçalves, Agildo Ribeiro, Carvalhinho e Isa Rodrigues.

Marilia Barbosa e Carlos Leça - Ai Ioiô

Em 2007, ela participou do "Sítio do Picapau Amarelo" vivendo Dona Carochinha no episódio "Quem Quiser que Conte Outra".


Em 2009, Marília volta à TV, integrando o elenco do seriado "A Lei e o Crime", na Record.

  • Televisão
2008- A Lei e o Crime (Série da Record)... Luíza
2007- Sítio do Picapau Amarelo Episódio: "Quem quiser que conte outra"... Dona Carochinha
2000- Aquarela do Brasil... Elisinha
1991- Amazônia (Manchete)...Olinda/Rosa
1990- Mico Preto... Minervina
1989- Kananga do Japão (Manchete)...Aracy Cortes
1989- Tieta... Claudia Bruno
1978- O Astro...Maria Célia
1978- Nina...Mazinha
1977- À Sombra dos Laranjais...Ritoca
1976- Saramandaia... Bia
  • Tem diversas participações em trilhas sonoras de novelas globais nos anos 70:
Manequim (O Cafona),
Tia Miquita (Minha Doce Namorada),
Uma Rosa em Minha Mão (Fogo Sobre Terra),
Meu Poeta, Minha Vida (O Feijão e o Sonho),
Caso Você Case (Saramandaia),
O Circo, À Sombra dos Laranjais e Não Interessa (À Sombra dos Laranjais),
Eu Dei (Nina),
Olha (O Astro) e
Antes Que Aconteça (Dancin' Days).

CURIOSIDADES


A música "Uma rosa em minha mão" cantada por Marília Barbosa e que fez parte da trilha sonora da novela Fogo Sobre Terra (Rede Globo - 1974, foi escrita por Janete Clair, dirigida por Walter Avancini - produzida em preto-e-branco, teve supervisão de Daniel Filho) é de autoria de Toquinho e tem letra do Vinícius de Moraes. Com nova roupagem a música fez parte da campanha da Faber-Castell e se tornou conhecida como "Aquarela" (“Acquarello”)... (leia mais aqui).


Os cantores Antonio Marcos e Marília Barbosa participaram de um quadro do programa "Os Trapalhões".


Além de se apresentar no Brasil, Marília Barbosa fez shows na Argentina, na Bolívia e nos Estados Unidos.

Atualmente reside na cidade mineira de Poços de Caldas.

FONTE

Nenhum comentário: