sexta-feira, 8 de abril de 2011

Walter Levita


Walter Levita nasceu em , na Bahia. Atuou nas décadas de 1950, 1960 e 1970. Estreou em discos em 1952 na gravadora Star lançando o baião "Vamô misturá", de sua autoria e Mary Monteiro, cantado em dueto com Maria Celeste, e o samba "Dilema", de Ataulfo Alves e Aldo Cabral.

No mesmo ano, teve o samba "Uma mulher é pouco", com Ernâni Seve, gravado na RCA Victor por Francisco Carlos, e na Copacabana o samba-canção "Disfarce", com Mary Monteiro, registrado pelo cantor Hélio Chaves.

Em 1953, foi contratado pela Odeon e gravou com acompanhamento de orquestra os xaxados "Xaxado não é baião", de sua autoria e Rodrigues Filho, e "Não me condenes", de Altamiro Carrilho e Armando Nunes. Em seguida, gravou também com acompanhamento de orquestra o fox "Chora", de Kolman e Lourival Faissal, e o samba-canção "Não devemos fingir", de José Batista e Jorge Faraj.

No ano seguinte, gravou o bolero "Sinceridade", de G. Perez e Ghiaroni, e a toada "Meu erro, meu castigo", de Orlando Trindade e José Batista. Gravou, com acompanhamento de orquestra e coro em 1955, a marcha "Montanha russa", de Arlindo Marques Jr e Roberto Roberti, e o samba-canção "Falam tanto de mim", de Alcyr Pires Vermelho e Ivon Curi.



Em seguida, gravou com acompanhamento de conjunto coral e orquestra de Severino Filho a toada "Vento malvado", de Orlando Trindade e José Batista, e o samba-canção "Drama conjugal", de Armando Nunes e Cícero Nunes.

Sua interpretação da marcha "Montanha russa" foi incluída no LP "Cantando para você", que a Odeon lançou com a participação de astros como Joel de Almeida, Roberto Luna, e Alcides Gerardi, entre outros.

Para o carnaval de 1956, lançou com acompanhamento de orquestra e coro o samba "Eu sou a fonte", de Monsueto Menezes, Geraldo Queiróz e José Batista, que foi incluida também no LP "Carnaval!... Carnaval!..." da gravadora Odeon, e a marcha "Cabeça prateada", de Aldacir Louro, Edgard Cavalcânti e Anísio Bichara.

Nesse ano, fez sucesso com o samba "Favela", de Roberto Martins e Valdemar Silva. Gravou ainda, já visando o carnaval do ano seguinte, os sambas "Até você chorou" e "Comissário Valdemar", ambos de Haroldo Lobo e Raul Sampaio.

Em 1960, gravou pela Continental com acompanhamento de orquestra carnavalesca as marchas "Vaca de presépio" e "Índio quer apito", ambas de autoria da dupla Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.


Esta última foi um grande sucesso na época, e mesmo posteriormente, além de incluída no LP "Carnaval de 1961", que a gravadora Continental lançou com diversos artistas.

Ainda em 1960, gravou pela Discobras a marcha "A Maria ", com a qual se tornou campeão do carnaval, e o samba "Primeiro amor", ambas de Haroldo Lobo, Milton de Oliveira e Jair Noronha.

Em 1961,gravou na Continental a marcha "Nega do Congo", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, e o samba "Incerteza", de Jorge Martins, José Garcia e Maragogipe.


No mesmo ano, lançou pela gravadora Copacabana o bolero "Até sempre", de Mário Clavel e Teixeira Filho, e o samba "Vai, tristeza", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira.

Ainda em 1961, participou dos dois volumes da série "Carnaval de 1962" lançados pela Continental com a presença de nomes como: Ângela Maria, Jorge Goulart, Gordurinha, Risadinha, e Jamelão, entre outros. Foram suas as interpretações das marchas "Nega do Congo", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, e "Saudades de alguém", de Lourival de Oliveira.


No ano seguinte, suas interpretações para as marchas "Garota que vai pra lua", de João de Barro e Jota Júnior, e "Metade homem, metade mulher", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, foram incluídas no LP "Carnaval de 1963" produzido pela gravadora Continental com a partcipação de vários artistas. Ainda em 1962, registrou o rock-balada "Faz tanto tempo", de Tepper e Bennet, em versão de Carlos Imperial, e o samba "Julgo-me", de Umberto Silva, Luiz Mergulhão e Toso Gomes.

Ainda em 1963, gravou as marchas "Espanhola", de Renato Mendonça e Jairo Simões, e "Espeta o vudu", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, e os sambas "Tindô-le-lê", de sua autoria e Renato Mendonça, e "Ora meu bem", de Henrique de Almeida e Carlos Marques.

Pouco depois, lançou pelo pequeno selo Athena o samba-canção "Dilúvio", de Wilson Batista e Jorge de Castro, e o samba "Eu quis amar", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira. No mesmo ano, as marchas "Ora meu bem", de Henrique de Almeida e Carlos Marques, e "Espeta o vudú", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, foram incluídas no LP "Carnaval de 1964" da gravadora Continental.


Nessa época, especializou-se definitivamente em gravar músicas destinadas ao repertório carnavalesco participando de inúmeras coletâneas destinadas especialmente aos festejos de Momo.

Em 1964, participou de duas coletâneas destinadas ao carnaval: no LP "Carnaval de ontem e de hoje" do selo Audience com a marcha "A Maria tá", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, e do LP "Carnaval RIO/65" da Continental para o qual gravou especialmente as marchas "Stripe-tease", de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, e "Vaca malhadinha", de sua autoria e Fernando Noronha.

Em 1966, participou dos dois volumes da série "Carnaval RCA 1967" da RCA Camden, lançados para o carnaval do ano seguinte. Gravando para o volume 1 a marcha "Quando vira a maré", de sua autoria, Aloísio Vinagre e João Laurindo, e para o volume dois a marcha "Bananeira", de Rutinaldo e Milton de Oliveira.


Participou no ano de 1967, da coletânea "Carnaval de verdade 1968" volumes 1 e 2 da gravadora Philips, que reuniu entre outros os nomes de Orlando Silva, Blecaute, Marlene, Dircinha Batista, e Zé Keti. Para o volume 1 gravou a marcha "Deixa o coração cantar", de Luis Bonfá e Maria Helena Toledo, e para o volume 2 registrou a marcha "Felicidade", de Francis Hime e Vinicius de Moraes.

Em 1968, participou de nova coletânea, sempre gravada no segundo semestre do ano, visando o carnaval do ano seguinte. Assim, pela RCA Candem gravou a marcha "Adão ficou tantã (Marcha da pílula anticoncepcional)", de Antônio Almeida.


Em 1969, Walter Levita participou do LP "Festival de carnaval" da Polydor registrando as marchas "A lua conquistada", de Milton de Oliveira e Roberto Jorge, que glosava com a chegada do homem à lua, e "Bela napolitana", de Milton de Oliveira e Élton Menezes.

Em 1970, gravou as marchas "Um dois três (O que é que faz com ele)", de Moacir Paulo e Fernando Noronha, e "Benvenuta garota enxuta", de Milton de Oliveira, para o LP "Carnaval 1971" da Entré/CBS.


Em 1972, participou do LP "Carnaval de vanguarda", da Premier/RGE, interpretando a marcha "Boneca de Alode", de Milton de Oliveira.

No mesmo ano, voltou a gravar um disco solo interpretando canções românticas: o LP "Uma seresta na fossa", do selo Itamaraty/CID, no qual cantou as músicas "Inimigo ciúme", de Umberto Silva e O. Trindade, "A serenata que ela não ouviu", de Jacobina e Taba, "Fracasso", de Mário Lago, "Chão de estrelas", de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, "Da cor do pecado", de Bororó, "Você é todo mal que me faz bem", de Paulo Aguiar, Umberto Silva e M. Vieira, "Dilema", de Ataulfo Alves e Aldo Cabral, "Mais uma Ilusão", de Jacobina e Taba, "Até breve", de Ataulfo Alves e Cristóvão de Alencar, "Suburbana", de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, "Ponta de rua", de W. Tourinho, N. Wanderley e O. Trindade, e "Molambo", de Jaime Florence "Meira" e Augusto Mesquita.

Em 1976, num momento em que as músicas carnavalescas já se encontravam em pleno declínio voltou a participar de uma coletânea do gênero no LP "Carnaval 76" da Musicolor/Continental, para o qual interpretou a marcha "Brinca com o meu coração", de Cid Magalhães e Milton de Oliveira. Três anos depois, cantou as marchas "Não é disco voador", de Dozinho e Cláudio Paraíba, e "O burro sou eu", de Cláudio Paraíba, para o LP "Gandaia carnaval de 1980", uma gravação independente.

Iniciou a carreira cantando músicas românticas, mas se especializaria depois no repertório carnavalesco, tendo participado de mais de 20 coletâneas do gênero, além de lançar outros 16 discos pelas gravadoras Copacabana, Continental e Odeon. Os críticos o apontam como seus maiores sucessos "Índio quer apito" e "A Maria tá", até hoje lembradas em antologias carnavalescas.

FONTE

Nenhum comentário: