sexta-feira, 1 de abril de 2011

Elias Soares


As composições de Elias Soares, principalmente baiões, mas também rojões e cocos, foram gravadas, entre outros, por Luiz Gonzaga, Zito Borborema, Luiz Vanderlei, Ari Lobo, Jackson do Pandeiro e Trio Nordestino.

Ary Lobo - Jurei me Vingar

Em 1958 o humorista Zé Trindade gravou pela Colúmbia a marcha "O negócio é perguntar pela Maria", de parceria dos dois, e Zito Borborema gravou pela RGE o xote "Casamento encrencado", parceria com Cumpadre.


O negócio é perguntar pela Maria 

Em 1959, o mesmo Zito Borborema gravou o forró "Bichinho da Goitana", parceria com Antônio Vilarinho, e Ari Lobo gravou o rojão "Juvita", parceria com João Rodrigues.

Mineiro sabido

Em 1960, Luiz Vanderley gravou pela Chantecler o baião "Mineiro sabido", parceria dos dois, e Jackson do Pandeiro gravou pela Philips o rojão "O povo falou", parceria de Elias e Jackson.

Turista baiano

Em 1961 compôs com Luiz Vanderley os baiões "Turista baiano" e "Pernambuco, você é meu", gravados pelo próprio Luiz Vanderley pela Chantecler.

Em 1964, duas de suas composições, o baião "O baião vai", parceria com S. Rodrigues, e a toada "Nordeste sangrento", foram gravadas por Luiz Gonzaga no LP "Sanfona do povo". A toada "Nordeste sangrento" foi gravada também por Gordurinha e Geraldo Nunes.

Nordeste sangrento

Em 1967, Luiz Gonzaga gravou "Ou casa ou morre" no LP "Óia eu aqui de novo".


Ou casa ou morre

Elias Soares teve ainda a composição "Vitória de Santo Antão" gravada por Gonzaga em 1968 no LP "São João do Araripe". O Trio Nordestino gravou, entre outras, "Hora da partida" e "Duas são demais", parceria com Antônio Ceará.

Trio Nordestino - Hora da partida


Seu principal parceiro foi Luiz Vanderley com quem compôs, entre outras, os baiões "O homem de Caxias" e "Zé Paraíba", o xote "A sopinha do Zarur", todas gravadas pelo próprio Luiz Vanderley, além da marcha "A marcha do Chacrinha", gravada pelo próprio Chacrinha em 1960 pela Chantecler.

ARY LOBO - Zé Paraíba

Um de seus sucesso foi o forró "Vamos todos festejar", gravado pelo trio Os Três do Nordeste.

Os 3 do Nordeste - Vamos todos Festejar


Em 1980, suas músicas "Seu reverendo", com Genival Lacerda e "Forró do cabra Zoró", com Genicé Moraes foram gravadas por Genival Lacerda no disco "O Rei da munganga".

Em 1999, teve o rojão "Mané Gardino", parceria com Ari Monteiro gravado por Carmélia Alves pelo selo CPC-UMES. No mesmo ano, o cantor brega Falcão gravou "Meu cofrinho do amor", parceria com Tarcísio Matos e João Martins no CD "500 anos de chifre - O brega do brega".


Em 2007, teve a música "Mané Gardino", de sua autoria com Ari Monteiro, gravada pelo cantor e compositor Kojak do Forró, no álbum ao vivo "O afilhado do rei do ritmo Jackson do Pandeiro". O CD/DVD, de lançamento independente, produzido por Kleber Matos, foi uma homenagem ao cantor e compositor Jackson do Pandeiro.



FONTE


Dicionário Cravo Albin

Nenhum comentário: