sábado, 2 de abril de 2011

Cleide Alves


Cleide Alves nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de dezembro de 1946. Começou a cantar no programa Clube do Guri da TV Tupi de São Paulo. Surgiu no início da década de 60, quando lançou seu primeiro disco, pela gravadora Copacabana, interpretando “Help, help, Maybe”, de Fernando Costa, Alfredo Max e Chamarelli e “Seguindo e cantando”, de Roberto Correia, pelo selo Copacabana.


Em 1962 gravou “Chega”, de Floyd Robinson e Demétrius e “Meu anjo da guarda”, de Rossini Pinto e Fernando Costa.


Renato e Seus Blue Caps - Meu Anjo Da Guarda _ com Cleide Alves

Cleide foi a primeira cantora a gravar o twist da dupla Roberto & Erasmo Carlos: "Procurando um broto", um 78 rpm, lançado pela selo da Copacabana, em 1962.


No mesmo ano, participa do lp "Twist", com Renato e Seus Blue Caps, juntamente com o cantor Reynaldo Rayol.


Cleide Alves - Hey, Brotinho

Um ano depois, lançou o lp "Twist e Hully Gully e Cleide Alves" - trazendo o hit "Mamãe Acha Que é Normal", "Beijo Quente" e outras composições exclusivas de Roberto & Erasmo Carlos.


Cleide Alves recebeu o título de "A Estrelinha do Rock". Durante muitos anos desenvolveu o seu trabalho na caravana do Radialista Roberto Muniz em Clubes, Associações e até em Circos. Os shows eram bastante concorridos.


Atuou ao longo dos anos 60 gravando vários compactos e obtendo algum sucesso no período da Jovem Guarda. Em 1960, Cleide Alves gravou com o cantor Gilberto Alves as músicas natalinas “Noite de paz”, de F. X. Gruber e J. Mohr e “Natal de Jesus”, de Blecaute.

Em 1968, Cleide mudou-se para a RCA e gravou para a casa um LP e vários compactos simples com as músicas: "Você não serve para ser meu namorado" e "Não me diga adeus agora", "Eu Nunca Amei Um Homem Igual A Você".


Cleide retornou às gravações interpretando “Estúpido cupido”, para compor a caixa de CDs 30 Anos da Jovem Guarda (PolyGram, 1995).

Áudio da música "Beijo Quente"

CURIOSIDADES

  • No início dos anos 60, o radialista José Messias em seu Programa na Rádio Guanabara, Rio de Janeiro, recebeu um disco de Bossa Nova, por intermédio do divulgador Bola, gravado por um novo talento que estava buscando espaço para divulgar o seu trabalho. Como ele sabia tocar bem violão, era bom compositor, era jovem e bonito, José Messias sugeriu que ele fosse fazer Rock and Roll. Dias depois o rapaz chegou com um disco com 10 músicas de R&R. Seu nome ... Roberto Carlos, que chamou o amigo Erasmo Carlos e teve o importante apoio de Carlos Imperial. Como havia prometido espaço ao rapaz, José Messias criou o quadro "Encontro com os Brotinhos" que ia ao ar 3 vezes por semana. Pediu também que ele levasse sua turma para se apresentar no programa. Aos poucos, foram chegando Erasmo Carlos, Wanderléa, Cleide Alves, The Fevers, José Ricardo, Eduardo Araujo, Silvinha, Golden Boys, Denise Barreto, Ed Wilson, Roberto Rey, Rosemary, Hélio Justo, Paulo Sergio, Renato e seus Blue Caps, Celmita, Wanderley Cardoso, entre muitos outros...
  • Com o sucesso do programa, José Messias resolveu criar o concurso "Favoritos da Nova Geração" que unia a então Velha Guarda com Ataulfo Alves, Linda e Dircinha Batista, Emilinha Borba, Marlene, Dalva de Oliveira, entre outros grandes nomes consagrados como padrinhos destes novos talentos da música, selecionados através de concurso em rádio e revistas (principais veículos de comunicação da época. Por exemplo, a madrinha de José Ricardo foi Dalva de Oliveira. Neste período em que era realizado o "Favoritos da Nova Geração", Erasmo Carlos compôs a música "Festa de Arromba" que retratava a chegada destes artistas na Festa do Concurso. Cada artista chegava com seu padrinho de forma diferente em carros abertos, carrões e até charrete. Era uma grande festa televisionada pela TV Rio (neste evento, pela primeira vez foi usada câmera externa). Era verdadeiramente uma Festa de Arromba...
(Jovem Guarda - Site José Ricardo)


Jovens Tardes de Domingo - 1985 (Especial Roberto Carlos)

FONTE

Por Onde Canta

Nenhum comentário: