domingo, 3 de abril de 2011

Originais do Samba


Os Originais do Samba foi formado na década de 1960, no Rio de Janeiro/RJ, a partir da união de alguns ritmistas de escolas de samba - Bigode (pandeiro e voz), Bidi (cuíca e voz), Chiquinho (ganzá e voz), Lelei (tamborim e voz), Mussum (reco-reco e voz) e Rubão (surdo e voz).

O grupo começou a se apresentar em teatros e show, incluindo o palco do Copacabana Palace, onde realizou o espetáculo "O Teu Cabelo Não Nega".

Fixaram-se em São Paulo depois de excursionar pelo México, e em 1968 acompanharam Elis Regina na música vencedora da I Bienal do Samba, Lapinha, de Baden Powell e P.C. Pinheiro.

Em 1969 chegaram ao sucesso, após a gravação da música "Cadê Teresa", de Jorge Ben.



Participaram de festivais e ganharam discos de ouro pela vendas de suas gravações, principalmente nos anos 1970, combinando o canto uníssono, a roupa padronizada e boa dose de humor.

Tocaram com grandes nomes da música brasileira, como Alex Luiz, Armando Geraldo, Jair Rodrigues, Vinicius de Moraes e mundial, como Earl Grant.

Os Originais do Samba fizeram excursões pelos Estados Unidos e Europa, onde chegaram a se apresentar no Olympia, de Paris, sendo o primeiro conjunto de samba a se apresentar no Olympia de Paris, onde desfilaram alguns dos seus maiores sucessos, a exemplo de "Tá Chegando Fevereiro" (Jorge Ben/ João Melo), "Do Lado Direito da Rua Direita" (Luiz Carlos/ Chiquinho), "A Dona do Primeiro Andar", "O Aniversário do Tarzan", "Esperanças Perdidas" (Adeilton Alves/ Délcio Carvalho), "E Lá se Vão Meus Anéis" (Eduardo Gudin/ P.C. Pinheiro), "Tragédia no Fundo do Mar" (Assassinato do Camarão) (Zeré/ Ibrahim), "Se Papai Gira" (Jorge Ben) e "Nego Véio Quando Morre".



O grupo passou por várias alterações com a saída de alguns de seus integrantes, como a saída do Mussum quando este passou a integrar o elenco do programa televisivo: "Os Trapalhões", ao lado de Renato Aragão, Zacarias e Dedé Santana.

Em 1997 gravaram um CD comemorativo pelos 30 anos de carreira; em 2000 gravaram o 1° CD Ao Vivo com convidados como Almir Guineto, Carlos Dafé, Joãozinho Carnavalesco, Dhema, entre outros, tendo como sucesso a releitura de "A Subida do Morro" com a participação do Rapper Xis.

Em 2003 gravaram um CD focado no Sambarock regravando os principais sucessos do grupo.

Em 2008 com recursos próprios lançaram o CD "A Corda Arrebenta e o Samba não Cai" com 15 músicas inéditas e 2 regravações.

CURIOSIDADES

  • “O sambista não precisa ser membro da academia Ao ser natural em sua poesia o povo lhe faz imortal...” Candeia em "Testamento do Partideiro"



(Trechos do programa MPB Especial com Originais do Samba na TV Cultura em 1972 exibidos no Radiola.)


(Elizeth Cardoso e Jair Rodrigues interpretam "Guardei minha viola" acompanhados pelo conjunto Os Originais do Samba na TV Record)

Saudosa Maloca - Originais do Samba


FONTE

Wikipédia

Nenhum comentário: