sábado, 9 de abril de 2011

Be & Thoven


Be & Thoven, nome de uma dupla que faz comédia através de paródias de canções populares e eruditas, mas sobretudo com composições próprias baseadas em letras de humor ácido e escrachado sobre o cotidiano ou as atualidades.

Vallério Wiz começou sua carreira artística em 1986 nos corredores do prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo - USP - onde, além de participar do Coralusp, estudou canto lírico, história da música, harmonia e percepção rítmica. Protagonizou a cantata Catuli Carmina de Carl Orff em única apresentação nacional no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo e fez diversas apresentações pelo Brasil junto à Orquestra Sinfônica de Campinas cantando peças para coro e orquestra, na época regida pelo Maestro Benito Juarez.

Entre o início de sua carreira e 1991, o artista foi premiado em vários festivais de música e fundou os grupos de música performática "A Bandona" e "Think Freud".

Em 1992 criou a dupla Be & Thoven, fazendo temporada de sete anos em teatros municipais e casas de espetáculo de inúmeras cidades do estado de São Paulo e do país, sempre com recorde de público, além de mais de 1200 shows corporativos.

Em 1997 recebeu das mãos do jornalista Fernando Vanucci, no Clube Sírio Libanês em São Paulo, o Prêmio Qualidade Brasil na categoria Humor Inteligente. Em 1999 criou o espetáculo "Graças a Dois" - dividindo palco com Eduardo Dusek e ficando quatro anos em cartaz, exclusivamente em ambientes corporativos.

Em 2000 criou e lançou os grupos “Orquestra.Zip”, “Quarteto Irreverente” e Laptop Show. Os dois primeiros ficaram três anos em cartaz.Em 2002 criou a Orquestra Cirúrgica Brasileira, espetáculo dirigido para eventos da área médica e farmacêutica que acontece até hoje.
Be & Thovens chegou ao sofá do Programa do Jô em sete oportunidades e 13 aparições no vídeo, incluindo-se as reprises escolhidas pela produção do programa sempre como umas das melhores do ano.

Vallério Wiz e Fernando Siqueira, mais conhecidos como a dupla Be & Thoven, voltam a fazer comédia juntos nas próximas duas sextas-feiras, dias 7 e 14, às 21h, no Centro de Convivência, em Campinas.

A reunião, no entanto, não marca a volta do projeto desenvolvido pelos humoristas durante os anos de 1990. Nas apresentações, Siqueira faz apenas uma aparição especial em uma nova empreitada de Wiz, o Be & Thovens.

Apesar da semelhança no nome, a nova peça tem algumas diferenças em relação à antiga. Em vez de dois membros, o espetáculo conta com mais personagens. Entram para a equipe Fábio Souza e Beto di Franco. Somente em Campinas, Ana Flávia também se junta ao grupo. “Somos um novo time, mais coeso, quase como uma companhia de teatro formada por multiartistas”, diferencia Wiz.

Repertório

No palco, os atores usam a música clássica, temas populares e esquetes para satirizar temas como tecnologia e cotidiano.

Segundo Wiz, criador da encenação, o Be & Thovens chega com uma nova sonoridade e muito mais teatral do que a antiga dupla. A peça – que já passou por Campos do Jordão, São Paulo e Rio de Janeiro – ainda vai para Americana, no próximo 22 de maio. Em todos os locais, Wiz garante improvisar a partir de assuntos regionais. Os campineiros, então, podem esperar piadas sobre o rodeio de Jaguariúna e a primeira escola gay do país aberta recentemente no município, como ele conta.

Até o momento, Wiz garante ter conquistado o público com suas piadas. “Tivemos casa lotada em quase todas as apresentações e fomos rapidamente chamados para uma aparição no Jô Soares, além de conseguirmos shows em Miami e Nova Iorque”. O “Programa do Jô” com o Be & Thovens vai ao ar nesta quinta (6), na Rede Globo, à 0h40. Essa já é a oitava vez que Wiz aparece no talkshow.

Tanto na TV quanto nos palcos, o comediante afirma fazer piadas leves e sem muita política. No repertório, textos que Wiz escreveu durante o últimos anos, em que trabalhou principalmente com shows corporativos.

Quem convenceu Wiz a voltar para o grande público foi o emprasário Fernando Martins, que sempre foi fã da primeira fase do projeto. “Não gosto de voltar ao passado, mas pela insistência de Fernando, decidi criar algo novo”, explica o humorista ao lembrar ainda que o momento é bom para a comédia no Brasil. Ele afirma, no entanto, que o que faz é bastante diferente dos espetáculos de comédia solo que têm lotado teatros no Brasil.













Dupla Be & Thoven no Jô Soares 11 e meia - 1998


FONTE

vida universitaria

3 comentários:

Unknown disse...

que jogador argentino be e thoven omenagiarao





Unknown disse...

que jogador argentino be e thoven omenagiarao, pos queria a letra desta musica, cujo um trecho seria assim "SOU UM HEROI NACIONAL ME CHAMAM DE TOURO INDOMAVEL", E O REFRAO "PIRIRIRIRI POPOPOPO"





Carla Matos disse...

Foi o Maradona. Está no CD Allegro ma Non Presto